Início / Mensagens para Refletir / Três homens na Terceira Carta de João

Três homens na Terceira Carta de João

Esta terceira carta é escrita em torno de três homens que tipicamente encontramos em toda igreja – III João 1:1-14

Entre seus cinco livros no Novo Testamento, João escreveu três epístolas: a primeira para os Cristãos em geral, a segunda a ancião e uma senhora não identificados, e a terceira a um homem cristão chamado Gaio.

Em suas duas primeiras cartas, João instruiu: “Amai-vos uns aos outros”. Nesta terceira carta, ele demonstra, na pessoa de Gaio como deve ser feito.

Esta terceira carta é escrita em torno de três homens que tipicamente encontramos em toda igreja:

Primeiro homem – Gaio

Vejamos, quem era Gaio ?

Em todo o Novo Testamento encontramos três homens com o nome de Gaio.

O primeiro está em Atos 19:29 “… e unânimes correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônicos, companheiros de Paulo na viagem.” A Macedônia era uma região do SE da Europa, que ocupava a parte central do que agora se conhece como a península Balcânica, por isso este é o Gaio da Macedônia.

O segundo está em Atos 20:4 “E acompanhou-o, até a Ásia, Sópatro de Beréia, e dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, e Gaio de Derbe…”. Derbe era uma cidade da Licaônia – Região da Ásia Menor (Veja – Atos 14:6)

Portanto, estes dois homens chamados Gaio não são o mesmo homem.

Em I Coríntios 1:14, encontramos o terceiro Gaio: “Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e Gaio.” A Epístola aos Romanos foi escrita em Corinto, onde este Gaio vivia – Romanos 16:23 : “Saúda- vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja…” Esta citação nos leva a entender que Gaio recebia a muitos em sua casa, ela estava sempre aberta, ele era um hospitaleiro – o que nos leva a acreditar que este Gaio é o mesmo a qual João se refere.

1 – Gaio gracioso e piedoso. Versículos de 1 a 8.

1.a – Gaio era profundamente amado. Versículo 1.

1.b – Gaio recebe uma oração. Versículo 2.

1.c – Gaio era respeitado. Versículos 3 e 4.

1.d – Gaio era generoso. Versículos 5 a 7.

1.e – Gaio era um exemplo a seguir. Versículo 8.

Segundo homem – Diótrefes

2 – Diótrefes ditatorial, autoritário, dominante. Versículos de 9 a 11

2.a – Diótrefes era um cristão carnal. Versículo 9.

2.b – Diótrefes era diabólico. Versículo 10.

2.c – Diótrefes era um péssimo exemplo. Versículo 11.

Terceiro homem – Demétrio

3 – Demétrio confiável. Versículo 12

3.a – Demétrio tinha um bom testemunho.

Conclusão: Versículos 13 e 14:

No final da segunda Epístola e desta terceira, João fala sobre a duas formas de comunicação: 1° a que estava utilizando : papel e tinta (hoje, isso incluiria E-mail, fax, cartas, sedex, telefone, rádio, áudio e vídeos, etc);

2° o falar boca a boca.

Cara a cara a comunicação é ainda mais importante do que a escrita. Todos nós precisamos do cara a cara para ministrar aos outros. Somos chamados para ser comunicadores, testemunhas. A igreja local é a resposta de Deus a esta necessidade. Cada crente deve ser um membro ativo participante, crendo na Bíblia e na pregação da igreja.

Esta terceira carta é escrita em torno de três homens que tipicamente encontramos em toda igreja - III João 1:1-14 Entre seus cinco livros no Novo Testamento, João escreveu três epístolas: a primeira para os Cristãos em geral, a segunda a ancião e uma senhora não identificados, e a terceira a um homem cristão chamado Gaio. Em suas duas primeiras cartas, João instruiu: "Amai-vos uns aos outros". Nesta terceira carta, ele demonstra, na pessoa de Gaio como deve ser feito. Esta terceira carta é escrita em torno de três homens que tipicamente encontramos em toda igreja: Primeiro homem - Gaio…

Participe com sua Avaliação

Avaliação Geral: 4.84 ( 187 votos)
0

Ajude a propagar as boas novas do evangelho em suas Redes Sociais

Sobre a Equipe Biblianaweb

4 Comentários

  1. Por um mundo aonde as pessoas vivam mas o evangelho e ñ tenham vergonha de anunciar o amor de Jesus

  2. O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? (Salmo 27.1)

  3. Celimar Etelvina Cunha

    Amém Deus e fiel

  4. Izabel Cristina

    Amém eita glória

Participe, deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. | Os campos marcados com * são obrigatórios.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>