Início / Estudos Biblícos / O jugo desigual

O jugo desigual

www.biblianaweb.com.br-o-jugo-desigual
Quando nos deparamos com um mandamento ou conselho na Bíblia. Tudo o que está ali é para o nosso próprio bem e evitar que “quebremos a cara”. Quem não entende isso jamais irá aceitar determinadas coisas que ela nos diz, que vão totalmente contra aquilo que prega o mundo (ou a nossa vontade, para sermos mais diretos)
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14)

Certo, o versículo está aí. Mas e esse “jugo desigual”, você sabe o que é “jugo”? Por que de nada vai adiantar se não soubermos.

Se você procurar em qualquer dicionário no sr. Google, verá que é uma canga com a qual se unem animais, para puxarem um arado ou um carro com a força dos dois, orientados pelo dono. Essa imagenzinha à esquerda nos permite ter uma ideia.

Quer um exemplo de julgo desigual dentro da própria bíblia?

Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.  (Deuteronômio 22:10)

É claro que o versículo de Deuteronômio, quando você lê todo o contexto em que ele está inserido, vemos que ele se refere aos animais mesmo  e não a pessoas. Mas podemos usá-lo para entender o que o versículo de 2 Coríntios quer dizer com jugo desigual.

Tentem enxergar sem o aspecto religioso, mas no quesito animal/plantação mesmo, como está falando Deuteronômio: por que a Bíblia aconselha a não  serem juntos em um mesmo jugo um jumento e um boi para que lavrem a terra? O jumento é um animal menor, mais leve e mais rápido; o boi por sua vez é maior, mais pesado e mais lento. Se os dois estiverem unidos no mesmo jugo não conseguiriam fazer o trabalho direito, pois um acabaria atrapalhando o outro.

Quando a Bíblia fala para que não nos prendamos a jugo desigual, quer dizer que uma pessoa que serve a Cristo não deve unir-se a alguém que não serve, pois não é simplesmente algo que Deus manda não fazer, mas é algo que simplesmente não dá muito certo.

É importante deixar claro, que o versículo em questão, apesar de muito usado para falar sobre isso, não se refere exclusivamente a um relacionamento amoroso, mas de qualquer relacionamento humano (e não, ele não está falando que você deve cortar todas as suas relações com qualquer pessoa que não se diz cristã, vamos ser coerentes). Apenas não me aprofundarei nas outras aplicações que esse versículo pode ter e vou me concentrar no que podemos extrair dele em relação ao namoro/casamento.

Dizer o motivo dele ser errado está intimamente unido ao propósito do relacionamento. Você sabe qual é o verdadeiro propósito do namoro?

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Cor 10:31)

Qualquer coisa que formos fazer nessa vida, deve ser feita para a glória de Deus. Se é “qualquer coisa”, então é QUALQUER COISA, inclusive o namoro.

O namoro não é para você ter alguém para beijar, não é para você suprir a sua carência, não é para que você não fique sozinho. Claro, que essas coisas fazem parte de um namoro também, mas o PRINCIPAL é para A GLÓRIA DE DEUS e te levar para mais perto dEle

Mas como você vai glorificar a Deus com seu namoro, se seu namorado não estiver andando com Deus? Repetindo o versículo de 2 Coríntios, que comunhão tem a luz com as trevas”?

Se nós que servimos a Deus somos luz, de acordo com Jesus, quem não serve a Deus não pode ser luz também. Se aqueles que não servem a Deus não são luz, o que eles são? são escuridão, por mais que doa dizer isso, é a verdade.

É normal apaixonar-se por um não crente, afinal, passamos a maior parte do nosso dia com pessoas não cristãs e nos apegamos a elas.Por melhor que ele seja e por mais que ele supra suas necessidades emocionais, ele jamais poderá suprir o mais importante: o espiritual.

www.biblianaweb.com.br-jugo-desigual.jpg
Quando vocês se casarem e você quiser  tirar o dízimo do salário dos dois para dar na igreja, talvez ele não vá ser tão compreensivo. Quantos seus filhos olharem o pai e se recusarem ir à igreja por exemplo do pai, você acha que seu marido não cristão vai ficar do seu lado? Será que quando você quiser ler a Bíblia, orar, ele não vai se incomodar e exigir a atenção para ele? E entre tantos exemplos, acima de tudo, quando os problemas surgirem (e os problemas sempre surgem, sendo um casal cristão ou não), não é a Deus a quem ele vai recorrer.Para um jugo funcionar, ambos os animais devem caminhar na mesma direção. Como você espera estar “sob o jugo” com alguém que está indo em direção oposta a sua?

“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Não há como duas pessoas andarem juntas se não forem para o mesmo lugar. Se objetivo final da caminhada delas for diferente, em algum momento elas terão que se separar para chegar no final, a não ser que alguma das pessoas mude de caminho. Porém dificilmente é o não cristão que se converte, mas é o crente que se desvia.

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.  (Efésios 5.31)
Uma só carne. Se marido e mulher são uma só carne, eles serão como uma única pessoa, fazendo as mesmas ações e andando na mesma direção. Como você será uma só carne com alguém que não possui o mesmo objetivo que você?
A Bíblia diz:

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.  (Provérbios 14:1)

Que tipo de casa você quer edificar?

O “jugo desigual” tratado no texto não diz exclusivamente de pessoas não cristãs. O texto fala de um relacionamento onde uma das pessoas não está conectada a Cristo. Uma das pessoas não precisa ser necessariamente não cristã para isso acontecer.

Quando nos deparamos com um mandamento ou conselho na Bíblia. Tudo o que está ali é para o nosso próprio bem e evitar que "quebremos a cara". Quem não entende isso jamais irá aceitar determinadas coisas que ela nos diz, que vão totalmente contra aquilo que prega o mundo (ou a nossa vontade, para sermos mais diretos) Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14) Certo, o versículo está aí. Mas e esse "jugo desigual", você sabe…

Participe com sua Avaliação

Avaliação Geral: 4.78 ( 5 votos)
0

Ajude a propagar as boas novas do evangelho em suas Redes Sociais

Sobre a Equipe Biblianaweb

Um Comentário

Participe, deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. | Os campos marcados com * são obrigatórios.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>