Início / Mensagens para Refletir / A Parábola dos trabalhadores na vinha

A Parábola dos trabalhadores na vinha

Essa história retrata um acontecimento comum nos tempos de Jesus: trabalhadores ficavam na praça esperando serem contratados para trabalharem nas lavouras.    Eram diaristas que recebiam por jornada de trabalho.   Assim, na história que Jesus contou o proprietário da vinha convoca trabalhadores nos diferentes horários do dia.   No final, todos recebem o mesmo pagamento, provocando a indignação dos que foram contratados primeiro. Há muitas lições sobre o Reino de Deus nessa história.

www.biblianaweb.com.br-parabolas.de.jesus.01

1) Deus está convocando pessoas para trabalharem na sua obra

Desde o início da história da humanidade, Deus chama pessoas para trabalharem pra Ele, a fim de que Seus propósitos se cumpram.

Deus não faz acepção de pessoas e convoca, indiscriminadamente homens, mulheres, jovens, crianças, adolescentes, ricos, pobres, doutores ou pessoas quase sem instrução. Enfim, Deus conta com pessoas para que a Sua obra se cumpra aqui na Terra.

Ele é o proprietário da vinha que sai em diferentes horas do dia, procurando trabalhadores, Jesus disse que a seara é muito grande, mas há poucos trabalhadores por isso oramos e nos empenhamos pra que mais pessoas aceitem o convite pra trabalhar pra Deus e creia: Vale a pena aceitar essa “proposta de emprego”. Ele é o melhor patrão que alguém pode ter.

2) Não importa a que horas você foi chamado

Na história que Jesus contou alguns foram chamados no início do dia, outros mais tarde e outros pertinho do fim do dia, há diferentes significados pra essa parte da história, um deles é que não há idade pra servir ao Senhor: alguns foram chamados no comecinho da vida, na infância, outros na adolescência, na juventude, na idade adulta ou até já no finalzinho do dia, numa idade mais avançada.

Não importa: se você tem estado “na praça”, ou seja, ainda não está empregado no Reino de Deus, há lugar pra você também, a Bíblia traz promessas pra crianças, jovens e velhos. Veja, por exemplo o texto de Joel 2:28:

“ E depois disto derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões”.

“ Veja também a promessa do Salmo 92 pra aqueles que já são mais idosos:

Mesmo na velhice darão frutos, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo”

Se você é criança, adolescente ou jovem e ouviu o chamado do Senhor, não deixe pra depois, aceite seu convite prontamente, mas, se você já é adulto ou até mais idoso e só agora foi chamado, alegre-se do mesmo jeito e vá trabalhar na vinha!

3) O Reino de Deus é um lugar de trabalho

Quando somos chamados para o Reino de Deus, somos chamados para o trabalho, aliás, sempre que Deus chama alguém, Ele o faz para dar uma missão para essa pessoa.

A entrada no Reino é pela graça, mediante a fé em Jesus, mas o Reino é um lugar de trabalho não queira apenas usufruir dos benefícios do Reino sem se envolver, sem trabalhar. a recompensa virá, certamente, mas virá pra aqueles que verdadeiramente se envolverem na obra.

4) A recompensa é certa

No final da história, os trabalhadores que haviam labutado o dia inteiro se sentem injustiçados porque receberam o mesmo salário dos que foram contratados na última hora.

Na verdade, a história não nos mostra um Deus injusto, mas um Deus justo e generoso. Ele pagou o combinado aos primeiros trabalhadores e agiu com justiça e generosidade para com os outros.

Deus é bom e retribuirá de maneira justa e generosa a todos os que trabalharem pra Ele, no final do capítulo 19 de Mateus, um homem muito rico procura por Jesus, querendo saber como herdar a vida eterna e Jesus lhe responde, mas ele não o segue porque amava mais as suas riquezas do que a Deus, então, Pedro, aproveitando-se dessa situação, pergunta a Jesus: “ Senhor, nós deixamos tudo e te seguimos. Qual será a nossa recompensa?

Jesus não fica indignado com a pergunta de Pedro, não o chama de interesseiro, pelo contrário, lhe dá uma resposta muito satisfatória:

“ Todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.”

HÁ GRANDE RECOMPENSA EM SEGUIR A JESUS: RECOMPENSA NESSA VIDA E NA ETERNIDADE. Uma das promessas que mais aguardamos é a promessa da volta de Jesus. Ele prometeu e um dia vai voltar. Os diferentes horários dessa parábola também podem ser entendidos como diferentes épocas da história da igreja. Em todas elas, Deus convocou pessoas pra trabalharem pra Ele.

Creia: Nós estamos na última hora! A volta de Jesus está muito próxima estamos vivendo tempos de oportunidade pra que mais e mais pessoas aceitem o convite e se tornem trabalhadores na vinha de Deus.

Jesus virá! A recompensa também virá! Mas não para todos. Só para os trabalhadores da sua vinha. Seja um deles!
Ministre com amor e autoridade nas vidas dos irmãos. ore com aqueles que querem aceitar o chamado e entrarem pra o Reino do Messias, ministre nas vidas dos que já são salvos sobre a necessidade de trabalhar na obra, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor.

1) Deus está convocando pessoas para trabalharem na sua obra Desde o início da história da humanidade, Deus chama pessoas para trabalharem pra Ele, a fim de…

Participe com sua Avaliação

Avaliação Geral: 23.08 ( 39 votos)
0

Ajude a propagar as boas novas do evangelho em suas Redes Sociais

Sobre a Equipe Biblianaweb

Um Comentário

  1. Ótimo post, que Deus abençoe vcs !

Participe, deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. | Os campos marcados com * são obrigatórios.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>