Início / Reflexões Evangélicas / A Falsidade e a Mentira

A Falsidade e a Mentira

www.biblianaweb.com.br-pai-da-mentiraA mentira é

outro dos pecados mais generalizados de nossa sociedade, a tal ponto que a consciência de muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitada com relação ao pecado da mentira. Existem muitas pessoas crentes que crêem “que não se pode viver sem uma mentirinha”.

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. ( Efésios 4.25 ).

A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são “piedosas” ou “por necessidade” ou ainda para evitar problemas maiores. São justificativas ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e mentira são imorais e contrárias à conduta que Deus requer do homem.

Que é a Mentira?

Mentira: É uma manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano, e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade que encerra. Está proibida pelo decálogo (10 mandamentos) divino (Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão ao cristianismo é deixar de mentir (Ef 4:25).

A mentira direta, como a de Ananias e Safira (At 5:4), não é a única forma de mentira. Em algumas ocasiões se trata de meias verdades (que é uma “mentira inteira”), como Abraão disse de sua esposa Sara a Abimeleque: “É minha irmã.” (Gn 20:2,12). O propósito é sempre enganar.

Pode ser também uma resposta evasiva, como a que Caim disse a Deus (Gn 4:9); um silêncio como o de Judas quando o Senhor o acusou indiretamente na última ceia (Jo 13:21-30), ou toda uma vida enganosa. “Se dissermos que mantemos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” (I Jo 1:6).

A mentira não é um “pecadinho”, isto não existe: Os mentirosos irão para o lago de fogo (Ap 21:8).

Deus proíbe e condena a mentira e a falsidade

  • Não devemos enganar, mentir, nem jurar falsamente (Lv 19:11,12); Mt 5:33-37)
  • Deus destruirá o mentiroso (Sl 5:6)
  • Deus aborrece a mentira (Pv 6:16-19; 12:22)
  • Pesos e medidas falsas são abominação ao Senhor (Pv 20:10)
  • As mentiras corrompem o homem (Mt 15:18-20; Mc 7:21-23)
  • Manifesta a relação filial entre o homem e Satanás (Jo 8:43-47)
  • O engano é parte integral da profunda degradação do homem (Rm 1:28-32; sl 58:3; 62:4; Pv 26:24-28; Jr 9:3-6)
  • Devemos rejeitar a mentira (Ef 4:22-25; Cl 3:9; I Pe 2:1)
  • O engano faz a vida infeliz, mas Deus promete bênçãos e dias bons ao homem que fala a verdade (I Pe 3:10; Sl 34:12,13)
  • Deus condena a hipocrisia (Mt 6:2, 16-18; 15:6-8; 22:18; 23:27-28; Rm 12:9; I Tm 1:5-6; Tt 1:16; Tg 3:14; I Pe 1:22; 2:1-2)
  • Deus rejeita a religiosidade (Tg 1:26)

Cristo é o nosso exemplo de verdade

  • Não houve engano na Sua boca (Is 53:9; I Pe 2:21,22)
  • Veio ao mundo para ser testemunha da verdade (Jo 18:37)
  • Estamos “no verdadeiro” (I Jo 5:20)

Cristo, o Senhor, nos ordena a ser absolutamente verazes; “seja a tua palavra sim, sim e não, não” (Mt 5:37). Está preparando para si uma igreja sem mancha e sem ruga ( Ef 5:27), e como discípulos seus e parte do seu corpo, devemos ser absolutamente verazes, francos, sinceros, honestos, honrados; ainda quando tenhamos de sofrer por Sua vontade (1Pe 4:15-19; 3:17; Pv 19:22).

O povo de Deus aborrece a mentira (Sl 119:104, 128,163; Pv 30:8) e rejeita os que a praticam (Sl 40:4; 101:7; 144:11; Ef 5:11), orando para ser guardado da mentira (Sl 119:29; Pv 13:5).

O dano que faz a mentira e o engano

A mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra.

A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento entre os discípulos de Cristo. Cria a desconfiança, o receio, a incredulidade, a suspeita. Destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. O senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: falso testemunho, engano, hipocresia, fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.

Como libertar-se e corrigir-se

Arrepender-se: mudar de atitude e de mentalidade em relação à mentira e à falsidade. Rejeitar a mentira, eliminá-la da vida. Determinar obedecer a Deus em tudo e viver sempre na verdade. Disciplinar-se até cultivar uma nova atitude baseada na veracidade.

Confessar o pecado: (Pv 28:13-14; 1 Jo 1:9; 2:1) toda a mentira é pecado e deve ser completamente confessada, esclarecendo-se a verdade com Deus e com a pessoa enganada. Quando a mentira constitui um vício arraigado à maneira de viver, deve ser confessada a um irmão maduro, responsável, procurando uma ampla orientação (Tg 5:16).

A mentira é outro dos pecados mais generalizados de nossa sociedade, a tal ponto que a consciência de muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitada com relação ao pecado da mentira. Existem muitas pessoas crentes que crêem "que não se pode viver sem uma mentirinha". Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. ( Efésios 4.25 ). A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são "piedosas" ou "por necessidade" ou ainda…

Participe com sua Avaliação

Avaliação Geral: 34.57 ( 25 votos)
0

Ajude a propagar as boas novas do evangelho em suas Redes Sociais

Sobre a Equipe Biblianaweb

5 Comentários

  1. Excelente estudo.
    Infelizmente muitos cristãos não se dão conta de que a mentira é um pecado mortal grave, que tem consequencias tanto para a vida espiritual quando em qualquer outra área da vida.
    É tempo de arrependimento. Mas não basta confessar o epcado só para DEUS, uma vez que tudo está patente a seus olhos e ouvidos. Temos na verdade é que assumir o pecado e confessar para os homens aos quais envolvemos na mentira e ou mentimos.
    Deus abençoe grandemente sua vida.

  2. Ideal seria que todas as pessoas soubessem amar, o tanto que sabem fingir.

  3. Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem. O animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.

  4. Existem Bilhões de Cristãos; os mundos são dos Cristãos. Sempre existiu a fé religiões dos Cristãos. Sempre existiu a fé do Deus de Jesus Cristo e também dos Cristãos. Eu creio que a vida da alma dos seres humanos é eterna. Apos a morte dos homens segue se o juízo. O espírito humano e a alma é eterna. E Jesus o Cristo pediu a Deus, pra que o Espírito de Deus fizesse o Sol e a lua, e as estrelas, e a terra, e o Espírito de Deus fez com trabalho sobrenatural e misterioso. O Espírito de Deus é um fogo onipresente; e o espírito de Deus é também um vento tempestuoso, e é também uma força ativa sobrenatural e sapientíssimo. O espírito de Deus é sobrenatural e misterioso e maravilhoso e é também prodigioso. Sempre existiu a fé religiões dos Cristãos.
    No princípio era o Jesus Cristo que sempre existiu, e Jesus Cristo estava com o Deus que existe, e Jesus Cristo era também outro Deus que existiu. Este estava no princípio com o Deus Criador. Todas as coisas vieram a existir por pedido e intercessão dele. O que veio à existência por meio dele foi à vida eterna, e a vida era a luz dos homens. E a luz está brilhando na escuridão, mas a escuridão não tem vencido.
    Jesus Cristo é um justo mensageiro de Deus elohim que existiu e existe. Deus elohim e também Jesus o Cristo também fez os céus; quem fez os céus foi o Deus Criador e onisciente de Jesus Cristo. Jesus Cristo era um Mensageiro de Deus. Quem fez as Estrelas dos céus e, a terra foi o Deus Criador. Antes de Jesus Cristo nascer da virgem Maria, Jesus Cristo existia. E Jesus o Cristo pediu a Deus, pra que o Espírito de Deus fizesse o Sol e a lua, e as estrelas, e a terra, e o Espírito de Deus fez com trabalho sobrenatural e misterioso. O Espírito de Deus é um fogo onipresente; e o espírito de Deus é também um vento tempestuoso, e é também uma força ativa sobrenatural e sapientíssimo. O espírito de Deus é sobrenatural e misterioso e maravilhoso e é também prodigioso. Sempre existiu a fé religiões dos Cristãos.
    O meu nome é: Renato Vieira.

  5. Existem Bilhões de Cristãos; os mundos são dos Cristãos. Sempre existiu a fé religiões dos Cristãos. Sempre existiu a fé do Deus de Jesus Cristo e também dos Cristãos. Cada dia da obra de criação dos céus equivale a um ano. Porque são semana de anos; LEIA NA BÍBLIA SAGRADA DO DEUS DE JESUS CRISTO EM LEVÍTICO CAPÍTULO 25: VERSÍCULO 8, E EM NÚMEROS CAPÍTULO 14: VERSO 34, E LEIA EM EZEQUIEL CAPÍTULO 4 E VERSÍCULO 6. E Jesus o Cristo pediu a Deus, pra que o Espírito de Deus fizesse o Sol e a lua, e as estrelas, e a terra, e o Espírito de Deus fez com trabalho sobrenatural e misterioso. O Espírito de Deus é um fogo onipresente; LEIA NO TESTAMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO EM HEBREUS CAPÍTULO 12: VERSÍCULO 29, E EM DEUTERONÔMIO 4: VERSO 24, QUE DIZ: “O DEUS ETERNO DE JESUS SÃO FOGO CONSUMIDOR E ONISCIENTE E SAPIENTÍSSIMO E ONIPRESENTE.” E o espírito de Deus é também um vento tempestuoso, e é também uma força ativa sobrenatural e sapientíssimo. O espírito de Deus é sobrenatural e misterioso e maravilhoso e é também prodigioso. Sempre existiu a fé religiões dos Cristãos. Jesus Cristo é o filho unigênito do Deus vivo, Jesus se fez carne de forma espiritual por espírito santo.
    No princípio era o Jesus Cristo que sempre existiu, e Jesus Cristo estava com o Deus que existe, e Jesus Cristo era também outro Deus que existiu. Este estava no princípio com o Deus Criador. Todas as coisas vieram a existir por pedido e intercessão dele. O que veio à existência por meio dele foi à vida eterna, e a vida era a luz dos homens. E a luz está brilhando na escuridão, mas a escuridão não tem vencido.
    Jesus Cristo é um justo mensageiro de Deus elohim que existiu e existe. Deus elohim e também Jesus o Cristo também fez os céus; quem fez os céus foi o Deus Criador e onisciente de Jesus Cristo. Jesus Cristo era um Mensageiro de Deus. Quem fez as Estrelas dos céus e, a terra foi o Deus Criador. Antes de Jesus Cristo nascer da virgem Maria, Jesus Cristo existia. E Jesus o Cristo pediu a Deus, pra que o Espírito de Deus fizesse o Sol e a lua, e as estrelas, e a terra, e o Espírito de Deus fez com trabalho sobrenatural e misterioso. O Espírito de Deus é um fogo onipresente; e o espírito de Deus é também um vento tempestuoso, e é também uma força ativa sobrenatural e sapientíssimo. O espírito de Deus é sobrenatural e misterioso e maravilhoso e é também prodigioso. Sempre existiu a fé religiões dos Cristãos.
    O meu nome é: Renato Vieira de Santana.

Participe, deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. | Os campos marcados com * são obrigatórios.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>